A castanha pode-se comer crua, assada ou cozida. Este fruto é produzido pelo castanheiro e tem uma cor castanha, como o próprio nome indica. O mês em que a venda da castanha sobe exponencialmente é em Novembro, devido a ser um fruto típico do São Martinho. É nesta época do ano que surgem inúmeros vendedores ambulantes, com assadores que deitam um fumo com cheirinho a Outono. A associação já é imediata: o Outono chegou quando as ruas se enchem de vendedores de castanhas.
Este fruto tem uma casca rija e um miolo branco-amarelado, com um sabor doce e agradável, que conquistou gerações.
Portugal produz anualmente 35 mil toneladas de castanha, mas a maior parte desta produção destina-se ao mercado externo. De toda a produção nacional, os portugueses consomem apenas 1/5, sendo a restante vendida a países onde se produz em menor escala.
Como obter uma castanha de qualidade?
Quando a castanha é colhida e transportada para o armazém, num primeiro momento esta deve ser submetida a altas temperaturas, para eliminar todos os fungos e larvas existentes na casca, mas depois a humidade deve ser drasticamente reduzida.
No castanheiro, as castanhas são invadidas por pragas de larvas, que são eliminadas com recurso a pesticidas, mas este método cada vez é menos utilizado, porque pode reduzir a qualidade do produto. Para eliminar as pragas, as empresas estão a optar por colocar a castanha em água a temperaturas bastante elevadas – 50ºC – o que também controla os fungos. Há semelhança de outros frutos secos, as castanhas que estiverem podres começam a flutuar, fazendo com que sejam retiradas.
Depois de ferverem durante quase uma hora, as castanhas são expostas a temperaturas mais elevadas, para eliminar a água e humidade do produto. Um método tradicional é colocar a castanha a secar ao sol.
Quando todo o tratamento termina e as larvas são exterminadas, as castanhas podem ser conservadas durante anos.
Comercialização da castanha
Normalmente as castanhas comercializam-se em granel ou embaladas num saco de rede. O mais comum é recorrer aos mercados e comprar a castanha ao quilo, por um valor que varia entre os três e os seis euros, dependendo do tipo de castanha e da época em que é adquirida.
Quando optamos por adquirir a castanha já assada, aos vendedores ambulantes, este envolvem-nas num jornal, que ajuda a manter o calor por mais tempo.
As castanhas devem ser comercializadas limpas, livre de pragas, sem humidade externa e sem qualquer tipo de odor ou sabor estranho. Devem estar aparentemente saudáveis e em boas condições para serem consumidas.
Um fruto benéfico para a saúde
A castanha tem um efeito benéfico para o sistema nervoso, devido há elevada quantidade de vitamina B e fósforo que contém. Este fruto tem inúmeras propriedades, sendo ótimo para fortalecer o cérebro e melhorar a sua função intelectual. Diariamente não se devem consumir mais de quinze castanhas, para evitar indigestões ou problemas de estômago.
Além da castanha ser consumida assada ou cozida, já existem pequenas empresas que fabricam licor de castanha ou compota com base neste fruto seco. São dois produtos que tiveram uma aceitação positiva pelos portugueses e se encontram à venda em lojas de produtos gourmet.
Comentar