Uma nova fábrica de calçado, em Pinhel, criou 25 postos de trabalho – número que tenderá a aumentar para 80 em breve de acordo com o site Negócios Online. Trata-se de uma unidade fabril com sede em Felgueiras cujas instalações estão localizadas em uma outra fábrica de calçado mais antiga que terá cessado actividade, em 2006, e deixado sem emprego cerca de 370 pessoas.
Esta é, portanto, uma excelente novidade que o Presidente da Câmara Municipal, Rui Ventura, dá à população local e ao país em geral depois da quantidade de pessoas, antigos trabalhadores da fábrica de calçado anterior, que caíram no desemprego.
Nova fábrica de calçado em Pinhel com contrato de permanência com a Câmara Municipal
A nova fábrica de calçado, refira-se a respectiva administração, possui um contrato com a Câmara Municipal de permanência no concelho durante seis anos – o que é um sinal, pelo menos a médio prazo, de estabilidade para os trabalhadores.
Tendo cedido o espaço, a Câmara Municipal atribuiu à nova fábrica, e durante três anos, uma carência de não pagamento do aluguer do espaço. Os restantes três anos ficarão a cargo da fábrica. Este acordo veio ao encontro de uma oportunidade para ambas as partes e principalmente para a população local que sofre com a falta de emprego.
Pagamento de metade do tempo de aluguer das instalações da nova fábrica de calçado em Pinhel é um investimento em todos os sentidos
O investimento no aluguer de metade do tempo da permanência da fábrica de calçado em Pinhel vem permitir colmatar uma parte da falta de emprego como também irá permitir a fixação de pessoas no concelho. O regresso de famílias que tinham abandonado a terra já se começa a sentir.
No entanto, do ponto de vista financeiro o retorno do investimento não é mensurável. Talvez sejas as questões sociais, neste caso, que mais importem…
A escolha do local para a fábrica implementar as suas instalações terá sido escolhido levando-se em consideração a existência de mão de obra especializada e também do aproveitamento das antigas instalações, dotadas de condições óptimas de laboração.
Uma outra condição que terá pesado na decisão prende-se com a proximidade do município de Pinhel com a fronteira de Espanha, uma vez que a nova fábrica de calçado trabalha para exportação produzindo moda de vanguarda que lidera nos preços e concorre com a Itália – o que é, aliás, uma característica da indústria do calçado em Portugal.
Imagem: Google Images
Comentar