Porquê ir ao sapateiro da sua rua?
Existem algumas razões que nos levam a escolher o sapateiro às lojas de calçado, aquelas com os modelos bonitos, coloridos e atuais. Além da crise bem presente, o serviço prestad
o em muitas oficinas de sapateiro torna-se mais económico, mais em conta. Imagine que aquelas botas que tanto adora, desgastadas pelo uso, acabam por abrir um
feio buraco. Das soluções, a primeira que se lembraria seria comprar outras, mas será que compensa? Será que o valor que irá gastar num novo para de botas não é exagerado? E sabe que poderia usar metade desse valor para dar nova vida às suas velhas botas, deixando-as como novas? Podendo ainda, se quiser, adicionar alguns adereços, assim ficaria com um modelo diferente, personalizado, e novo.
Quem são os sapateiros?
O sapateiro é uma das profissões mais antigas do mundo, temos que recuar até à Mesopotâmia, 3200 a.C. para ver os primeiros registos deste ofício. O trabalho destes artesãos tem tido um decréscimo acentuado nos últimos anos. Primeiro devido à evolução do comércio e oferta de calçado a preço competitivo, e mais recentemente com a crise.
Muitos contam que antigamente as filas à porta de uma oficina de sapateiro eram enormes, a confiança nas mãos destes homens estava generalizada e o bom serviço era uma certeza. Os trabalhos vão desde a confeção, conserto e adição de acessórios a peças.
O sapateiro está de volta
Sim, as oficinas de sapateiro começam a voltar a ter fregueses. A procura por estes serviços estão a voltar, e a crise que os fustigou, está a ajudá-los. Isto porque, hoje, as pessoa
s começam a pensar melhor na altura de comprar novo, de pôr no lixo o que ainda pode ser reparado. A confiança e o valor perdido está a ser retomada.
Sim, compensa mesmo.
É verdade, compensa. Ir ao sapateiro é mais barato que comprar um par de botas novo. E devido aos anos de experiência que estes artesãos têm nas mãos, o trabalho tem um cariz pessoal, o que resulta num trabalho impecável.
Já sabem onde ir, da próxima vez.
Quando tiverem algum problema de calçado, lembrem-se, o sapateiro ao fundo da rua tem a oficina aberta para vos receber e reparar.
E como eles dizem:
“A dor nos pés é capaz de tirar a alegria de viver!”
Fotos: RCatarro Fotografia
Comentar