A importância e segurança de máquinas e equipamentos é, actualmente, cada vez mais relevante na actividade produtiva. A crescente sofisticação dos bens de equipamento das empresas deverá ser acompanhada pelo aumento dos níveis de segurança das máquinas e de controlo dos riscos dos trabalhadores que as operam. Isso é certo.
Algumas definições
- Equipamento de trabalho – Todo e qualquer máquina, aparelho, ferramenta ou instalação utilizado pelo trabalhador para o trabalho, onde se incluem: ferramentas portáteis (berbequins, rebarbadoras, serras de disco, etc.); equipamento e acessórios de elevação de cargas (plataformas elevatórias, porta-paletes, empilhadores, pontes rolantes, cintas, estropos, cabos de aço, etc.); máquinas-ferramenta, prensas, máquinas de injecção, etc.
- Utilização de um equipamento de trabalho – Qualquer actividade em que o trabalhador contacte com um equipamento de trabalho, nomeadamente a colocação em serviço ou, fora dele, o uso, o transporte, a reparação, a transformação, a manutenção e a conservação, incluindo a limpeza;
- Zona perigosa – Qualquer zona dentro ou em torno de um equipamento de trabalho onde a presença de um trabalhador exposto o submeta a riscos para a sua segurança ou saúde;
- Trabalhador exposto – Qualquer trabalhador que se encontre, totalmente ou em parte, numa zona perigosa.
- Segurança de uma máquina – Aptidão de uma máquina para desempenhar a sua função, para ser transportada, instalada, afinada, sujeita a manutenção, desmantelada, e posta de parte em sucata, nas condições normais de utilização especificadas no manual de instruções, ou inclusive aquém destas, sem causar uma lesão ou dano para a saúde.
Máquinas não seguras
Segurança de máquinas e equipamentos, precisa-se!
De facto, as potenciais consequências do trabalho com uma máquina não segura, ou operada incorrectamente, são completamente antagónicas dos objectivos que presidiram à sua aquisição, ou seja, o aumento dos níveis de produtividade e qualidade – que estão directamente relacionados com a segurança de máquinas e equipamentos.
Ora veja, Senhor Empresário, se não é isto que quer evitar na sua empresa:
- Acidentes;
- Aumento dos prémios de seguros;
- Danos nas máquinas;
- Horas de trabalho perdidas;
- Incumprimento dos prazos de entrega por paragem de máquinas;
- Formação de novos trabalhadores;
- Repercussões negativas para a imagem laboral e social da empresa.
Adopção de medidas de segurança de máquinas e equipamentos: o caminho
A eliminação ou minimização da ocorrência de situações que potenciem a concretização destas consequências passa pela aplicação, por parte das empresas, de adequadas medidas de segurança e, neste contexto, por uma particular atenção na aquisição, funcionamento e manutenção das máquinas: segurança de máquinas e equipamentos.
Nesta fase, poder-se-á, então, equacionar: que riscos existem na utilização de equipamentos de trabalho? Embora com carácter não exclusivo, poderão ser citados os seguintes fenómenos perigosos:
- Utilização de equipamentos não adequados para um trabalho específico;
- Inexistência de protecção no acesso a órgãos móveis;
- Accionamento inadvertido ou involuntário dos comandos das máquinas;
- Entrada em funcionamento de forma intempestiva dos equipamentos.
Prevenção de riscos
A prevenção dos riscos de exposição ao funcionamento de máquinas pode considerar-se como o conjunto de medidas tendentes a:
- Evitar ou reduzir o maior número possível de fenómenos perigosos, seleccionando convenientemente determinadas características de concepção;
- Limitar a exposição de pessoas aos fenómenos perigosos, inevitáveis ou que não possam ser suficientemente reduzidos a montante. Esta condição pode-se conseguir, nomeadamente, reduzindo a necessidade de intervenção do operador em zonas perigosas e provindo a máquina de protectores e/ou dispositivos de protecção.
Comentar