Aventuras e mesaventuras de quém muda de casa uma vez por ano
No meu texto anterior falei dos sentimentos que todos os emigrantes partilham : saudade, diluição de identidade, noção de sacrifício.
Ok, isto tudo é muito bonito, mas falta falar do quebra-cabeças que é ir de férias e tratar de uma casa onde só se encontra alma viva no mês de Agosto.
Ora, vejamos. Ser emigrante, comprar casa em Portugal, tratar dos documentos relativos à casa, limpar a casa quando se vai de férias, e ir para Tribunal porque o vizinho decidiu que não tínhamos o direito de estacionar o carro no caminho que temos em conjunto. A isto chama-se férias de sonho.
E depois, comprar e tratar do recheio : móveis, forno, microondas, torradeira, máquina de lavar roupa, frigorífico Bosch. Como se diz em França « le meilleur pour la fin ». Ou seja, o melhor fica sempre por último !
O frigorifico é um electrodoméstico INDISPENSÁVEL numa casa. Nunca tive tanta noção desta verdade universal até estar confrontada com um problema de frigorífico avariado. Chegar à Portugal, ir às compras, comprar o que é necessario comprar, « Ai esses iogurtes da-marca-que-não-se-pode-mencionar-não-estou-cá-para-fazer-publicidade é que são bons ! », « Vamos levar esses rissóis de camarão para fazer este fim-de-semana, já tinha saudades de uns bons rissóis », « E esse peixinho ? Estas sardinhas parecem ser fresquinhas ! ». Pois. Mas o frigorífico não refresca. Por isso, não há sardinhas para ninguém. Que grande desilusão, nao há melhor maneira de começar as férias, não haja dúvidas. O leitor poderá imaginar o meu desgosto: chegar à casa, com os sacos cheios de compras, feliz da vida, abrir o frigorífico, não ver luz. A luz ao fundo do túnel apagou-se. Não há luz, não há frio, não há nada. Um verdadeiro frigorífico de emigrante. Ai, se na altura conhecesse a Athinasys e o serviço de assistência 24 Horas, tinha-me evitado tantas dores de cabeça…
A arte de escolher um bom serviço de reparação de frigoríficos
O que se pode fazer perante um frigorífico avariado ? Chorar sobre o leite derramado (nem há leite) ? Comer as sardinhas cruas? Fazer-se de Mac Gyver ? O primeiro reflexo a adoptar é precisamente éste: tentar resolver o problema sozinhos, até à exaustão. Verificar as aberturas de refrigeração (um bocadinho inútil no caso de um frigorfico vazio): check. Dar uma vista de olhos às bobinas : check. Libertar a ventoinha do condensador : check.
Checks e mais checks, stress e mais stress. Pessoa competente, que percebe de frigoríficos, precisa-se. Só restava uma solução: ir ao primeiro serviço de assistência para depositar todo o meu desespero e a minha confiança num técnico qualquer. Mais valia ter ficado quieta e seguir algumas das dicas para escolher um serviço de reparação de frigoríficos em Lisboa. Oops… mas mal por mal, não me encontrava na Cidade das Sete Colinas, por isso tive de me desenrascar.
Fui à loja de « reparação » de electrodomésticos, expliquei o meu problema. O técnico estava ausente, mas não se preocupe minha Senhora, quando ele voltar, por volta, das 18h, digo-lhe para ir à sua casa.
Que alívio… mas com aquele calor as sardinhas não se iriam aguentar.
18h. 19h. 20h. 21h. Não se avista nenhum técnico ao horizonte. O frigorífico avariado. Os meus rissóis descongelados. Abri o caixote de lixo. Adeus sardinhas, a nossa história durou pouco.
No dia a seguir, acordei, desci às escadas a corri até à cozinha, como se fosse uma criança ansiosa por abrir as prendas na véspera de Natal. E se o frigorifico funcionasse ? Quém sabe se algum milagre tinha acontecido durante à noite ? Não se diz que a esperança é a última a morrer ? A esperança morreu ao mesmo tempo que abri a porta do frigorífico. Continuava igual. E o técnico não aparecia.
Fui à loja de reparação. Estava lá o dono. Expliquei-lhe que o frigorífico não tinha ressuscitado, e que não se podia contar com o técnico para o fazer. Aceitei às desculpas do gerente da loja, depois de o fulano ter tentado explicar que o técnico andava atarrefado, e não tinha tido tempo de ir salvar o meu frigorífico avariado. Novo encontro marcado naquele dia, pelas 15h.
15h, 16h, 17h, uma tosta-mista-engolida-sem-queijo-nem-fiambre-porque-o-frigorífico-estava-avariado, 18h, e toca-se à campainha. Ah e tal sou o técnico peço desculpa pelo atraso, mas tivemos muitos clientes. Clientes ? Com esta qualidade de atendimento, duvido…
Após algumas verificações, caiu o dagnóstico : o termómetro tinha que ser mudado, era preciso encomendar a peça em falta. Mais dois dias à espera (ou seja, três ou quatro…). E não falhou, foram mesmo quatro dias à espera. Entretanto, desespera-se, come-se sandes ou vai-se ao restaurante.
Escolher um serviço de reparações de frigoríficos requere tempo e análise. São passos essenciais para não passar pela situação acima descrita. Um frigorífico é tao importante quanto um carro : sem ele, todos os nossos planos podem ir por água abaixo (ou por luz abaixo…).
Antes de tudo, convém fazer uma pesquisa pela Internet. Consoante a localidade geográfica, as empresas que aparecerem primeiro nos resultados de pesquisa são aquelas que mais se preocupam com os clientes. Qualquer empresa que se eforçar para desenvolver uma estratégia online é uma empresa atenta às expectativas do clientes. É uma empresa que definiu o que é procurado pela maior parte das pessoas, e que adaptou a sua oferta para responder da melhor maneira às perguntas e aos problemas encontrados pelos clientes. No meu caso, a avaria ocorreu numa vila onde não havia muito por onde escolher, e não conhecendo os serviços de reparação da região, o desespero levou-me ao primeiro serviço que encontrei. Mas quando mais depressa, mais devagar.
Leitor, mesmo que não se encontre em Lisboa, faça algumas pesquisas pela Internet. Peça dicas e conselhos aos seus familiares e amigos, sobretudo se é emigrante e não sabe por onde se virar. Vai ver que perder alguns minutos para encontrar o serviço de reparação mais adequado para si, é um passo que lhe poupará tempo e dinheiro.
E se o serviço de reparação de frigoríficos lhe emprestar um aparelho de substituição, ainda melhor. Poderá deliciar-se com uma sardinhada.
Comentar