A rotulagem dos produtos químicos perigosos regulamentar dos recipientes e embalagens estende-se também às pequenas quantidades fraccionadas a partir das embalagens de origem. O rótulo deve estar sempre bem legível e em bom estado de conservação.
No âmbito da prevenção dos riscos decorrentes da utilização de produtos químicos perigosos, o primeiro passo deve passar pela selecção criteriosa dos produtos químicos a utilizar. Para uma determinada utilização deve-se dar preferência ao produto que introduz o menor risco para os utilizadores e património.
Quais os produtos químicos mais utilizados nos os sectores da Alimentação e Bebidas?
- Anti-corrosivos;
- Biocidas;
- Dióxido de carbono gasoso e liquefeito;
- Hipoclorito de sódio;
- Amoníaco;
- Soda Cáustica;
- Lubrificantes de tapetes transportadores;
- Alcool etílico;
- Detergentes e desinfectantes;
- Produtos de tratamento de água;
- Ácido clorídrico;
- Oxigénio;
- Cloreto de sódio;
- Acetileno;
- Propano;
- Fuel-óleo;
- Gasóleo.
Não esquecer a Ficha de Dados de Segurança!
Além da correcta rotulagem dos produtos químicos perigosos, um outro aspecto muito importante na aquisição de produtos químicos perigosos prende-se com a entrega da Ficha de Dados de Segurança do produto pelo fabricante. A empresa deverá, ainda, manter actualizada uma listagem de todos os produtos químicos utilizados – indicando os locais onde esses produtos são utilizados, a respectiva classificação quanto à perigosidade e as quantidades consumidas.
O vasilhame, é adequado?
É muito importante proibir a utilização de vasilhame inadequado (garrafas de água, cerveja, vasilhame de outros produtos químicos, etc.) como recipientes de produtos químicos perigosos.
Atenção! O incumprimento desta prática pode resultar em acidentes graves!
Ai o gás!
Muito importante é, igualmente, o acondicionamento dos gases comprimidos que, normalmente, é efectuado em garrafas de gás transportáveis. As garrafas de gás têm identificado na ogiva o fabricante, o proprietário, o gás presente no seu interior, a pressão de trabalho e a data da prova hidráulica.
Atenção! O gás contido no interior é identificado pela cor da ogiva. Está a ver porque é tão importante a rotulagem dos produtos químicos perigosos?
As garrafas de gás deverão ainda estar identificadas com rotulagem de prevenção e duas marcações “N”, diametralmente opostas, em cor distinta das cores utilizadas para identificar o gases contidos na garrafa. A rotulagem de prevenção destas garrafas contém os pictogramas de perigosidade, sob a forma de losango, a identificação do conteúdo, nome e endereço do fabricante, a menção de perigos e os conselhos de prudência a seguir.
Comentar