Contaminantes químicos, por aqui e acolá
Os contaminantes químicos são utilizados em praticamente todas as actividades industriais, embora produto químico não signifique obrigatoriamente contaminante, pelo que a exposição a contaminantes químicos no meio laboral tem contribuído de forma significativa para o aumento da prevalência de certo tipo de doenças, com destaque para as doenças respiratórias e o cancro.
O que são contaminantes químicos?
Contaminantes químicos são todas as substâncias orgânicas ou inorgânicas, naturais ou sintéticas, que durante o seu fabrico, manuseamento, transporte, armazenamento ou uso, podem incorporar-se no ar ambiente e em quantidades que tenham probabilidades de provocar danos na saúde das pessoas (doenças profissionais) que se expõem ou expostas a elas, – ou danos (acidentes) pessoais e materiais, incluindo o ambiente.
A acção nociva de uma exposição a contaminantes químicos está relacionada não só com as características do contaminante mas também com o trabalho desenvolvido (duração e tipo) e com as características do próprio indivíduo.
Quais os factores que determinam a exposição?
São considerados determinantes os seguintes factores:
• Composição química do contaminante, que determina a sua toxicidade; • Capacidade de penetração do contaminante químico no organismo e a sua solubilidade no sangue; • Quantidade da substância presente no ar inalado; • Tempo de exposição e frequência da exposição ao contaminante químico ao longo do tempo; • Tipo de trabalho desempenhado pelo trabalhador – quanto maior for o esforço despendido, maior é o volume de ar inspirado e, consequentemente, a quantidade de contaminante químico inalado; • Características individuais: o género, a idade, o estado de saúde e a susceptibilidade genética fazem variar, para igual exposição, a extensão e/ou tipo de efeitos.
A detecção precoce de uma exposição de risco pode diminuir significativamente a ocorrência de efeitos adversos na saúde dos trabalhadores expostos.
Como podem apresentar-se no ar ambiente?
Os contaminantes químicos podem apresentar-se no ar ambiente sob as seguintes formas:
- Sólidos Poeiras
- Fibras
- Fumos
- Líquidos Nevoeiros
- Aerossóis
- Gasosos Vapores
- Líquidos
No campo dos contaminantes químicos industriais, as poeiras ocupam um lugar de destaque devido aos efeitos que podem ter na saúde dos trabalhadores. Para além dos efeitos para a saúde, deve também ter-se em conta que as poeiras sujam o ambiente de trabalho, reduzem a visibilidade por absorção da luz, deterioram as máquinas com redução do seu rendimento e duração e prejudicam o bem-estar geral, diminuindo o rendimento de trabalho.
Deverá, pois, a redução do uso de contaminantes químicos – quer pela sua substituição por substâncias não ou menos perigosas, quer pela sua eliminação quando possível -constituir uma prioridade na gestão em matéria de segurança e saúde no trabalho (SST).
Sugestões de leitura:
Prevenção de riscos dos agentes químicos nocivos ou contaminantes Contaminantes químicos Vários
Comentar